sábado, 24 de julho de 2010

The Truth

"Mais que amor, dinheiro e fama, dai-me a verdade. Sentei-me em uma mesa em que a comida era fina, os vinhos abundantes e o serviço impecável, mas faltavam sinceridade e verdade e fui-me embora do recinto inóspito, sentindo fome. A hospitalidade era fria como os sorvetes."



 Henry David Thoreau
Walden, ou a vida nos bosques
Trecho sublinhado em um dos livros encontrados com os restos de Chris McCandless.
No alto da página, a palavra "VERDADE" está grafada a mão, em grandes letras de forma, por McCandless.

Christopher Johnson McCandless.

"Pois as crianças são inocentes e amam a justiça, enquanto a maioria de nós é corrompida e naturalmente prefere o perdão."
G.K.Chesterton

Ah! A verdade, um fato!
verdade

s. f.
1. Conformidade da ideia com o objecto!, do dito com o feito, do discurso com a realidade.
2. Qualidade do que é verdadeiro; realidade; exactidão!; coisa certa e verdadeira.
3. Por ext. Sinceridade, boa-fé.
4. Princípio certo; axioma.
5. Bel.-art. Expressão fiel da natureza.

Verdade material é a adequação entre o que é e o que é dito.

Verdade como correspondência ou adequação

A teoria correspondentista da verdade é encontrada no aristotelismo (incluindo o tomismo). De acordo com essa concepção, a verdade é a adequação entre aquilo que se dá na realidade e aquilo que se dá na mente.
A verdade como correspondência foi definida por Aristóteles no tratado Da Interpretação, no qual ele analisa a formação das frases suscetíveis de serem verdadeiras ou falsas. Uma frase é verdadeira quando diz que o que é é, ou que o que não é não é. Uma frase é falsa quando diz que o que é não é, ou que o que não é é.
O problema dessa concepção é entender o que significa correspondência. É um tipo de semelhança entre o que é e o que é dito? Mas, que tipo de semelhança pode haver entre as palavras e as coisas?
método científico, por exemplo, estabelece procedimentos para se realizar essa correspondência. Nesse caso um juízo de verdade V é então legitimado, de forma tal que a comunidade de cientisitas (que partilham entre si conhecimento e experiências) aceita/certifica como verdadeira a proposição P, oriunda da correspondência realizada entre P(V) e a "realidade empírica", via método científico.
Por sua vez Aristóteles dizia: "Negar aquilo que é, e afirmar aquilo que não é, é falso, enquanto afirmar o que é e negar o que não é, é a verdade."
Platão com a definição do discurso verdadeiro que dá no Cratilo: "Verdadeiro é o discurso que diz as coisas como são; falso é aquele que as diz como não são."

Desde que nascemos, crescemos e vivemos; somos educados de acordo com uma boa conduta, com regras pela sociedade, e religião que servimos. E seguimos a regra da verdade, de não mentir. Nossos pais ensinam, que mentir é feio, mentir é errado e não pode. E quando eles mentem, e descobrimos; tudo não se passa de um mal entendido; de uma pequena mentirinha; de algo necessário; ou quando crescemos; que apenas foi uma omissão e não uma mentira.Nada demais, nada de menos.
O que é a verdade perto da mentira? O que é a verdade perto de um caos?
Pra a grande maioria NADA.
Acho ridículo isso, pois não somos nada sem a verdade; viramos selvagens sem ela. Mas, a sociedade continua investindo cada vez mais nas mentiras, e ignorando a verdade.
Chris era um que odiava mentiras; Thoreau também, entre outros. Amo a verdade, e a sinceridade, falo tudo que sinto e que tenho vontade. Não tenho medo de machucar ninguém, nem do que pode acontecer. Apenas conto com a verdade, e com a mais pura sinceridade sempre. Odeio quem só fala mentiras, não suporto isso. Me corrói só de ver, quando sou cúmplice então, me arrepio toda; é uma sensação horrível que não desejo a ninguém.
Nunca consegui ser falsa com ninguém por isso, a verdade, e a sinceridade são puras demais para mim, e eu sempre gostei muito de toda essa Pureza/Natureza que é assim também, pura e verdadeira; que Deus a fez.
Só os homens mesmo na terra para mentir e enganar uns aos outros causando tanto mal e tanta morte como há.

Nenhum comentário:

Postar um comentário